O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, emitiu uma recomendação à Prefeitura de Colinas e à empresa Energisa, solicitando que concluam, no prazo de 10 dias, a instalação de postes de energia elétrica no trecho da Avenida Bernardo Sayão, que abrange os bairros Santa Maria, Santa Rosa e o campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A recomendação destaca que a ausência de iluminação pública nesse trecho urbano aumentando o risco de violência, afetando especialmente grupos mais vulneráveis, como mulheres, idosos e os jovens estudantes do IFTO. Além disso, ressalta que a falta de iluminação compromete o transporte dos estudantes e o próprio processo educacional.
A urgência na conclusão do serviço é enfatizada pelo retorno das aulas no IFTO no dia 25 deste mês, incluindo atividades noturnas. A 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins recebeu reclamações e tem acompanhado a situação, tendo anteriormente solicitado informações à Prefeitura e à Energisa. A resposta recebida indicava que o serviço de instalação da rede seria concluído até o final de dezembro de 2023, o que não ocorreu.
Conforme apurado, os serviços no local foram realizados parcialmente, faltando etapas como o rebaixamento da rede (diminuição da tensão/voltagem) e a instalação de lâmpadas.