Por João Paulo Alves de Sousa.
Em um encontro de relevância internacional, o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, foi anfitrião de uma comitiva da Embaixada dos Estados Unidos em visita à capital do Tocantins. A delegação, composta pela Dra. Sunita Yadav-Pauletti, do Departamento de Agricultura dos EUA em Washington; Joseph Collins Degreenia, adido agrícola da Embaixada dos EUA em Brasília; e Marcos Vinícius Sasso Bento, especialista agrícola da Embaixada Americana, a reunião teve como principal objetivo conhecer as principais áreas agrícolas do país.
Durante a recepção, Sunita Yadav-Pauletti expressou a intenção da missão americana em compreender os modelos de gestão das propriedades rurais, com foco especial nas estimativas e perspectivas da produção de grãos no Brasil, especialmente a soja. A delegação, que também está programada para visitar o estado de Mato Grosso, busca adquirir conhecimentos sobre a agricultura brasileira e suas práticas de gestão.
“A escolha do Tocantins como destino se deve ao desejo de conhecer não apenas uma região com atividade agrícola já consolidada, como é o caso de Mato Grosso, mas também uma região promissora na última fronteira agrícola do Brasil, onde o Tocantins se destaca”, destacou Yadav-Pauletti.
A visita da comitiva americana não apenas fortalece os laços entre as instituições agrícolas do Brasil e dos Estados Unidos, mas também destaca a importância do Tocantins como referência na expansão agrícola do país. A expectativa é que a troca de experiências contribua para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola e fortaleça ainda mais a cooperação bilateral entre as duas nações.