As prefeituras que já adquiriram as estações de fotografia para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) agora podem oficializar o Instituto de Identificação, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). As equipes do Instituto estão atualmente percorrendo os municípios do estado para realizar a instalação e configuração dos equipamentos de fotografia, além de oferecer treinamento aos servidores para o uso da Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI).
Sete municípios já concluíram a montagem das estações e estão oferecendo um serviço mais eficiente e de qualidade aos cidadãos. Agora, os cidadãos não precisam mais custear as fotos que serão utilizadas no novo documento. Esses municípios são: Aparecida do Rio Negro, Nova Olinda, Ananás, Arapoema, Dois Irmãos, Paraíso e Pium
“A equipe do Instituto está disponível para prestar todo o suporte necessário aos municípios. Orientamos sobre a aquisição dos equipamentos, abordando as especificações mínimas, e também realizamos a instalação e configuração na plataforma PAPI. Isso beneficia tanto a população quanto a gestão, garantindo maior qualidade e segurança nos processos realizados localmente”, explicou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.
O primeiro posto de identificação com estação de foto digital adquirida pela prefeitura foi instalado em Aparecida do Rio Negro, seguido por Nova Olinda. Valtenir Carvalho, supervisor de Identificação Civil, parabenizou os gestores pela iniciativa: “Parabenizo todos os gestores que buscam essa comodidade para a população e o prefeito de Nova Olinda, Jesus Evaristo, por também adquirir o kit fotográfico para o processo de identificação civil. É gratificante encontrar uma gestão que facilite as coisas para a população. Essa ação resulta em economia para o cidadão, garantindo um trabalho bem-feito e evitando devoluções devido à qualidade”.
O prefeito de Nova Olinda, Jesus Evaristo, expressou sua satisfação com o serviço: “Isso trará economia e facilidade para o povo, é mais conveniente. O governador Wanderlei Barbosa nos proporcionou esse posto e estamos buscando melhorar a cada dia, fortalecendo a parceria com o governo”.
As próximas cidades a serem atendidas pelas equipes do Núcleo de Identificação são Araguaçu, Figueirópolis, Cariri, Dueré, São Salvador, São Valério, Crixás e Fátima.
Atualmente, o Tocantins possui 117 núcleos. Até a quarta-feira, 28 de fevereiro, foram realizados 24.351 atendimentos para solicitação da nova CIN. Os gestores interessados em receber capacitação podem entrar em contato pelo número (63) 3218-6823.