Governo do Tocantins Participa da COP29 com Destaque para Políticas Ambientais e Combate às Mudanças Climáticas

O Governo do Tocantins iniciou sua participação na 29ª Conferência do Clima da ONU (COP29) nesta segunda-feira, 11, em Baku, capital do Azerbaijão, com um foco em temas como o Cadastro Ambiental Rural e estratégias de desenvolvimento sustentável. A conferência reúne líderes globais para discutir soluções frente à crise climática.

No painel “Cadastro Ambiental Rural: Implementação, Desafios e Oportunidades,” a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, e a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Cristiane Peres, destacaram os desafios e as potencialidades que o Cadastro representa para as políticas ambientais no Brasil.

Na terça-feira, 12, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, participará de um seminário sobre o financiamento da agenda climática na Amazônia, apresentando soluções e discutindo formas de captação de recursos voltados ao desenvolvimento sustentável. Segundo Lelis, o seminário busca alternativas para garantir que o financiamento climático chegue aos que mais necessitam, promovendo uma inclusão real.

A programação segue na quarta-feira, 13, com a abertura oficial envolvendo os governadores da Amazônia Legal brasileira no HUB Amazônia. Em 14 de novembro, o secretário Marcello Lelis estará em um painel sobre o Programa Jurisdicional de REDD+, com foco na submissão do Tocantins ao padrão internacional Art Trees. Neste painel, também estarão presentes especialistas do setor, incluindo Celso Fiori, da Mercuria no Brasil, Mary Grady, do Art Trees, e Daniel Nepstad, do Earth Innovation Institute.

No dia 15, será realizado o painel “Em Tempos de Mudanças Climáticas: Desafios do Combate aos Incêndios Florestais na Temporada de Fogo na Amazônia Legal,” abordando estratégias para reduzir as queimadas, um dos grandes desafios ambientais da região. Em 19 de novembro, Marli Santos participará do painel sobre estratégias de desenvolvimento sustentável e emissões reduzidas em estados agroflorestais, abordando temas como bioeconomia e sistemas agroalimentares.

Com uma programação extensa até o dia 24 de novembro, a COP29 inclui ainda debates sobre o mercado de carbono, desenvolvimento de baixas emissões e adaptação às mudanças climáticas. Os representantes do Tocantins se reunirão com chefes de Estado e instituições internacionais para explorar parcerias e fortalecer ações contra os impactos climáticos, buscando alternativas e soluções para a crise ambiental global.

Rolar para cima