🌱 Tocantins Avança na Sustentabilidade com Projeto de Recebimento Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), segue fortalecendo a produção sustentável no estado com a realização do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Nesta quarta-feira, 6, a ação chegou ao município de Combinado, na região sudeste, atendendo diretamente 26 pequenos e médios produtores rurais.

Durante a coleta, foram devolvidas 456 embalagens, além de 41 quilos de tampas e 10 quilos de caixas de papelão. A iniciativa busca retirar do campo resíduos perigosos, promover educação sanitária e garantir a destinação correta desses materiais, evitando riscos ambientais e à saúde.

O supervisor técnico da Área Vegetal da regional da Adapec de Taguatinga, Anderson Onofre do Rego Nunes, destacou que esta é a segunda edição do projeto em Combinado e que, pela primeira vez, será realizada em Arraias. “Incluímos esta região nas ações do RI para ajudarmos a retirar esse passivo do campo e orientar os produtores sobre a importância de não reutilizar essas embalagens”, afirmou.

A próxima edição acontece nesta quinta-feira, 7, no Ginásio Municipal de Esportes de Arraias, das 9h às 15h. Para agosto, estão previstas novas ações nos municípios de São Valério (dia 22) e Dueré (dia 29).

O projeto é realizado em parceria com diversas associações de revendedores de insumos agropecuários, como Areia, Atria, Adiato, Arafra, Aciart, além do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), prefeituras municipais e sindicatos rurais.

Segundo o presidente da Adapec, Paulo Lima, o projeto é essencial para facilitar o cumprimento da legislação por parte dos produtores. “Sabemos da dificuldade dos pequenos e médios produtores em devolver essas embalagens nos locais indicados, por isso levamos essa oportunidade até eles”, destacou.

Rolar para cima