Novo Prazo para Troca do RG: Carteira de Identidade Nacional Pode Ser Emitida até 2032

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), através do Instituto de Identificação, informa que a população tem até 2032 para trocar o atual Registro Geral (RG) pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Esse prazo foi estabelecido para que todos os brasileiros possam fazer a substituição do documento sem pressa ou necessidade de urgência.

 Prazos de Validade da CIN

Os prazos de validade para a nova CIN variam conforme a faixa etária:

  • 0 a 12 anos incompletos:** validade de 5 anos.
  • 12 a 60 anos incompletos:** validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos:** validade indeterminada.

“Com esses prazos, não há necessidade de urgência na troca do documento. Se todos buscarem o serviço simultaneamente, não conseguiremos atender com a agilidade e eficiência que buscamos diariamente. Todos terão a oportunidade de obter o novo documento, isso é garantido”, afirmou Elaine da Silva Monteiro Tonon, diretora do Instituto de Identificação.

Como Agendar e Obter a CIN

Para obter a CIN em Palmas, é necessário agendar o atendimento pelo site da SSP/TO [https://iito.ssp.to.gov.br/serviços]. Novas vagas para agendamento são disponibilizadas todas as sextas-feiras, a partir das 14 horas. Nas demais cidades do Estado, os interessados devem comparecer pessoalmente aos núcleos de identificação, levando certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição no CPF (originais e cópias).

Características e Inovações da CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento seguro, digital e unificado pelo CPF, que substitui os diversos números de RG emitidos pelos estados. A CIN inclui tecnologias e elementos de segurança avançados, alinhados a padrões internacionais, tornando-a mais confiável.

Entre as inovações da CIN estão:

  • QR Code: permite checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e unidades de atendimento público e privado.
  • Machine Readable Zone (MRZ):** possibilita o uso da CIN como documento de viagem, desde que haja acordo entre os países envolvidos.
  • Disponibilidade digital: a CIN também pode ser acessada através do aplicativo GOV.BR, facilitando o uso e a verificação do documento.

Estas melhorias garantem maior segurança e praticidade para os cidadãos, tornando a nova Carteira de Identidade Nacional um importante avanço na documentação civil no Brasil.

Rolar para cima