O governador Wanderlei Barbosa esteve reunido nesta terça-feira, 23, na capital federal, com o ministro do Esporte, André Fufuca, em uma iniciativa para apresentar soluções visando alocar recursos significativos para investimentos na área esportiva do Tocantins. A audiência contou também com a presença do secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Senaleis) do Ministério, Paulo Henrique Cordeiro.
Wanderlei Barbosa destacou a relevância do esporte como catalisador para a melhoria da qualidade de vida da população e para a criação de oportunidades para a juventude. O foco principal do governador é viabilizar recursos substanciais para o futebol profissional tocantinense, reconhecendo o impacto regional de alguns clubes que transcendem suas cidades de origem.
Além do futebol, o governador mencionou outros esportes que já possuem um nível adequado de organização para receber investimentos. Acompanharam Barbosa na audiência o secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, e o secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini.
A reunião abriu portas para uma colaboração efetiva com a área técnica do Ministério do Esporte, contando também com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, e do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, Márcio Antônio Barbosa. O objetivo é antecipar projetos esportivos voltados para o combate à criminalidade.
Sobre a captação de recursos, o secretário Paulo Henrique Cordeiro destacou a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) como a ferramenta mais prática para o Governo do Estado viabilizar esses investimentos. Comprometeu-se a enviar uma equipe técnica responsável pela LIE ao Tocantins nas próximas semanas para orientar os servidores sobre o processo de elaboração e apresentação de projetos.
Cordeiro informou que, na primeira semana de fevereiro, o Ministério realizará uma reunião extraordinária para analisar propostas à LIE, visando incluir, nessa etapa, os projetos provenientes do Tocantins.