O prefeito municipal de Bandeirantes do Tocantins, Senhor José Mário Zambon, enfrenta momento crítico em seu tratamento contra a Leucemia.
O prefeito, que está internado no Hospital do Amor em Barretos – SP onde enfrenta uma leucemia popularmente conhecida como “câncer no sangue”. Em um vídeo publicado nas redes sociais neste domingo, 19 de novembro, a esposa do chefe do poder executivo vem ao público para atualizar sobre o quadro de saúde do esposo. Após receber o boletim médico, ela informou que a situação do prefeito é grave. No vídeo, ela expressa agradecimentos a Deus e a todos que estão enviando orações e energia positiva ao esposo.
José Mario Zambon Teixeira reeleito para o mandato (2021-2024) enfrenta o câncer desde 2022. Em setembro de 2023, o gestor municipal se licenciou do cago para retornar ao hospital do amor em Barretos, onde fazia tratamento de quimioterapia, após aprovação de sua licença pela câmara dos vereadores do município, por 5 votos a 3, o vice-prefeito Saulo Gonçalves Borges assumiu o mandato e desde então reponde pelo município.
O que é a leucemia?
A leucemia é um tipo de câncer que afeta células sanguíneas e medula óssea, onde as células do sangue são produzidas. Caracterizada pelo crescimento descontrolado de células brancas do sangue, a leucemia interfere na produção normal de células sanguíneas, levando a uma quantidade anormal de células imaturas. Isso compromete a capacidade do corpo de combater infecções e transportar oxigênio.
Quais São os Sintomas?
Os sintomas incluem fadiga, palidez, infecções frequentes, Anemia, Sudorese noturna, Dores nos ossos e nas articulações, Gânglios inchados, Manchas roxas pelo corpo sem traumas entre outros. Caso o paciente possua mais de um desses sintomas e de forma periódica o diagnostico pode ser feito através de um hemograma ou em alguns casos através de um mielograma, que vai avaliar a medula óssea.
Tem cura?
A leucemia pode ser tratada com diversos métodos, como quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco, e muitos pacientes alcançam a remissão, vivendo vidas normais. Entretanto, a perspectiva de cura varia dependendo do tipo e estágio da leucemia. Em alguns casos, a doença é curável, enquanto em outros, o tratamento pode ser contínuo para controlar a condição. O diagnóstico precoce e os avanços na medicina têm melhorado as chances de sucesso no tratamento, destacando a importância do acompanhamento.