Na última quarta-feira, dia 21, o vice-presidente do Brasil e também ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, se reuniu com secretários de estado do Governo do Tocantins, acompanhados pela senadora Professora Dorinha, para discutir uma parceria visando o desenvolvimento do mercado de mineração do Tocantins, especialmente na área de produção de fertilizantes.
Estiveram presentes na reunião os secretários de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima; da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café; da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini Júnior; além do presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), general Marco Antônio Martin; e a presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Lina Ester Barbosa
Durante o encontro, os representantes do estado solicitaram ao vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, recursos para a realização do Projeto de Levantamento Aeromagnético, que possibilitará o mapeamento geológico do solo do Tocantins, identificando depósitos minerais. Esse levantamento mais detalhado permitirá ao governo local atrair novos investidores.
O potencial para o setor de mineração no Tocantins abrange todas as regiões do estado, com destaque para áreas com depósitos de calcário, fosfato e remineralizadores de solo, essenciais para a produção de fertilizantes. A presidente da Mineratins, Lina Ester Barbosa, enfatizou os esforços da gestão do governador Wanderlei Barbosa para aproveitar esse potencial.
Segundo Carlos Humberto Lima, titular da Sics, o estudo possibilita uma exploração mais assertiva, aumentando o potencial produtivo e atraindo investimentos para a extração de minerais metálicos e não metálicos. O objetivo é promover um desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado.
Os projetos do Governo do Tocantins para se tornar um polo de produção de fertilizantes receberam um impulso com a inauguração, em junho de 2023, do novo corredor de importação de fertilizantes do Arco Norte no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). Essa infraestrutura se conecta ao Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), no Tocantins, por meio da Ferrovia Norte-Sul, representando um investimento privado significativo.
Carlos Manzini Júnior, titular da Serb, destacou a importância da colaboração e do apoio do MDIC para os esforços de desenvolvimento econômico do Tocantins. A senadora Professora Dorinha avaliou positivamente a proposta apresentada, destacando o compromisso do vice-presidente em viabilizar recursos para pesquisas que impulsionarão o desenvolvimento econômico do estado.