Por Farol Tocantinse, 01/02/2023
O prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues da Silva (UB), e mais dois servidores públicos foram detidos nesta quinta-feira (1º) durante uma operação da Polícia Federal. A prisão ocorreu no âmbito das investigações sobre desvio de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.
Agentes da PF cumpriram mandados de busca na residência do prefeito pela manhã, totalizando 18 mandados de busca e apreensão. Heno Rodrigues da Silva foi encaminhado à base do departamento da PF em Gurupi. Até o momento, a Prefeitura de Formoso do Araguaia não se pronunciou sobre o assunto.
O advogado de defesa do prefeito, Massaro Okada, comunicou por telefone que está se inteirando sobre o caso para apresentar um posicionamento oficial. Os nomes dos dois servidores presos não foram divulgados, dificultando o contato com a defesa.
A operação investiga também o contrato firmado pela prefeitura em 2022, no valor de R$ 2.203.260,64, junto ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. Há suspeitas de que servidores estariam utilizando sua influência com empresários para obter vantagens indevidas.
Os indiciados podem responder por uma série de crimes, incluindo organização criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva. As penas acumuladas para esses delitos podem chegar a 62 anos de prisão.