A audiência de instrução de Danilo Sousa Cavalcante está agendada para esta quinta-feira (18), em relação ao processo em que é réu pela morte de Valter Júnior Moreira dos Reis, de 20 anos, ocorrida em 2017 em Figueirópolis. O caso ganhou destaque devido à trajetória do réu, que escapou da prisão nos Estados Unidos e desencadeou uma caçada após ficar foragido por duas semanas.
Nos EUA, Danilo foi detido pelo homicídio de sua ex-namorada Débora Evangelista Brandão, brasileira de 38 anos, em 2021. Em um evento que chamou a atenção pela audácia, ele conseguiu fugir da prisão no estado da Pensilvânia escalando paredes, sendo capturado pelas autoridades norte-americanas em 13 de setembro de 2023.
No Tocantins, Danilo é acusado de ter assassinado Valter, que era seu amigo, com cinco tiros, em um trailer de lanches. As investigações apontam para uma possível motivação relacionada a uma dívida.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a audiência de instrução está programada para acontecer no Fórum da Comarca de Gurupi, a partir das 11h. Danilo, que está cumprindo pena de prisão perpétua nos EUA, participará por videoconferência, conforme um acordo de cooperação internacional entre o Poder Judiciário do Tocantins e a Justiça norte-americana.
Durante o julgamento, serão ouvidas apenas testemunhas de acusação, pois, segundo o TJTO, a defesa de Danilo não indicou nomes no processo. Além disso, haverá um intérprete/tradutor para mediar a videoconferência com o réu, que ainda não possui data definida para o julgamento.